domingo, 24 de janeiro de 2010

Post de teste e reflexões…

Resolvi dar uma segunda chance ao Windows Live Writer, e agora estou postando diretamente do Toy. No blog de teste (todo blogueiro deve ter um, rsrs) deu certo, e agora estou postando aqui no Litteraria. Agradeço ao Adelson, do Gerenciando Blog, que sempre está disposto a dar uma mãozinha pra nós… =D

Vamos às reflexões.

Eu fico titubeando pra escrever aqui no blog porque eu quase nunca acho que tenho algo interessante a dizer. Mas depois de passear por alguns blogs amigos (estes que ficam aqui do lado), percebi que os autores fazem as melhores postagens depois de uma certa pesquisa. A Lulu, do Coruja em teto de zinco quente, sempre escreve posts ótimos e geralmente ela pesquisa bastante antes de escrever algo.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a saga Avalon, da Marion Zimmer Bradley. Os quatro volumes de “As Brumas de Avalon” saíram depois de 20 – sim, vinte – anos de pesquisas sobre o tema. E um outro livro que eu reli recentemente – Anjos e Demônios, do Dan Brown – também deve ter levado um pouco de tempo pra ser escrito.

Daí eu me senti uma preguiçosa…

Eu faço Letras na USP, como todos os leitores do blog já devem estar cansados de saber, rs. E a primeira coisa que uma graduanda em Letras deve saber fazer é pesquisa. E eu tive que aprender de novo. Uma das coisas que eu mais fazia no colégio era copiar os trabalhos de alguma fonte qualquer e pronto. Vergonhoso, né? Até que eu descobri que não é assim que se faz um trabalho decente. E pronto: na primeira pesquisa de verdade que eu fiz na minha vida, eu tirei 9,5. Santa Maria Clara, professora de IELP I. Depois de mais uma boa nota em outra pesquisa (dessa vez em IEL II, nota 9), eu entrei em férias da faculdade. E putz, a preguiça bateu. Rsrsrs…

Essa era uma das coisas em que eu estava pensando em Curitiba. Que meleca de acadêmica eu estou me tornando? Bem, ser acadêmica não tem quase nada a ver com postar no Litteraria, mas eu percebi que, me empenhando em me tornar uma boa pesquisadora, eu vou conseguir escrever melhor. Ou vice-versa: me empenhando em escrever artigos bons aqui no blog, eu me tornarei uma boa pesquisadora.

O que me lembrou um dos posts que eu li no Info-Macross uma vez. O nome do post era Não seja preguiçoso!!! Escreva bons artigos!. Eu li esse post de madrugada, e no outro dia eu já tinha esquecido tudo… mas me lembrei que tinha lido algo sobre. E encontrei de novo. (Aliás, o Info-Macross é um ótimo blog, eu recomendo a leitura!)

Pra coroar a retomada de pesquisas (rs), peguei o sr. Gilmar como inspiração. Meu pai é uma enciclopédia ambulante em assuntos de aviação. Ele trabalhou na Varig na década de 80 e acho que não tem nada que eu pergunte pra ele sobre aviões que ele nao saiba responder. E história, também. Ele sabe um mundo de coisas sobre a Segunda Guerra Mundial. E ele nem tinha vontade de virar acadêmico…

(adendo: se eu não fizesse Letras, provavelmente seria cadete da Aeronáutica, ou Engenheira Aeronáutica, por influência dele…)

Ok, depois desse texto enorme, vem a pergunta de um milhão de reais: sobre o que eu vou começar a escrever/pesquisar? A resposta certa a essa pergunta é: não sei ainda. Mas como eu disse pra Allana, a vontade de fazer coisas é um bom começo. Vide o Libélula… aliás, estou devendo o artigo sobre o Libélula 4, ele vai ser postado em breve.

Vou reler o artigo da Sandra no Info-Macross e pensar. Depois pesquisar e depois escrever. E dar graças por Curitiba ser uma cidade tão tranquila que me faz refletir sobre coisas boas…

Marcadores: , ,

5 Comentários:

Às 24 de janeiro de 2010 21:35 , Anonymous Adelson (Gerenciando Blog) disse...

Olá, Elise!

Obrigado por citar meu nome aqui! Espero que o relacionamento entre você e o Windows Live Writer seja melhor desta vez. :-)

No meu caso, tenho artigos dos dois tipos: muitos deles exigem pesquisa, como o caso do último, sobre o CoComment. Eu só tinha a idéia, deixada por um leitor em meu Skribit. A partir daí, pesquisei o assunto e escrevi o artigo.

Outros artigos já estão praticamente prontos em minha cabeça. Nesses casos é mais fácil, é só formatá-los e publicá-los.

No seu caso, vejo que artigos como o anterior, sobre as enchentes, também vem naturalmente. Foi uma ótima idéia sua aproveitar a ocasião e publicá-lo em seu blog.

E quanto ao Info-Macross, é mesmo uma ótimo blog! Acompanho o trabalho da Sandra há diversos meses e sempre encontro idéias interessantes por lá.

Um abraço! E que venham as novidades. :-)

 
Às 24 de janeiro de 2010 21:55 , Anonymous Sandra - Info-Macross disse...

Olá Elise!
Acabei de receber um e-mail do Adelson, o cara mais legal da internet, que você havia citado meu blog aqui, e claro, vim logo ver! Gostei muito do seu blog e principalmente desse artigo, sabe porquê? Simplesmente porque tenho o mesmo problema que você: não sei sobre o que escrever! Sim, por isso que escrevi o artigo citado, e sim, pesquisar ajuda muito, muito mesmo.
Depois de muito tempo de reflexão decidi fazer um novo blog, que está no forno ainda, é sobre um tema que eu gosto muito, mas não é da minha área, e por isso estou tendo que pesquisar, e muito! Você ainda por ser acadêmica tem a vantagem de ter uma biblioteca inteira a seu favor, é sim, pesquisar em livros é uma ótima opção. Eu não tenho mais acesso a biblioteca de minha pós, digo da pós por que a da graduação era uma porcaria, mas a biblioteca da Unicenp aí em ctba é fantástica, poderia passar horas pesquisando lá que nem via o tempo passar, sem contar que podia levar inúmeros livros para casa, e aí ter muita coisa para estudar e pesquisar!
No meu blog, Info-Macross, já não preciso de tanta pesquisa, pois já sigo vários blogs do mesmo tema, isso ajuda também.
Mais uma vez agradeço por ter lembrado do artigo e por ter gostado!
Um super abraço!

 
Às 26 de janeiro de 2010 17:14 , Blogger Elise disse...

@Adelson: É sempre um prazer citar a sua ajuda! =D
Na maioria das vezes eu escrevo por inspiração, a ideia vem na minha cabeça e eu mando bala; não pretendo parar de postar tais ideias, mas vou começar a pesquisar também. Eu me empolgo, rs.
E o Info-Macross é muito bom mesmo, eu assinei o feed por e-mail e sempre passo por lá.

@Sandra: Obrigada pela visita!
Eu tenho, de fato, toda a biblioteca da FFLCH/USP à minha disposição, e nesse ano que passou eu quase não entrei lá, por causa das aulas... os professores passavam o material e eu ficava estudando pra conseguir nota (hehe), e lembro-me que só peguei um ou dois livros para ler que não fossem para estudar.
Mea culpa, rs. Mas esse ano isso vai mudar.
E sim, eu adorei o artigo, e sempre leio seu blog, apesar de não comentar...
Mea culpa de novo. Mas eu vi que vc mudou o template, e devo dizer que ficou lindo!

Abraços, meus queridos, e obrigada por visitarem o Litteraria!

 
Às 26 de janeiro de 2010 19:58 , Anonymous Anônimo disse...

OI,Li.Sabe que quando comecei o blog passava por isto,não sabia o que postava e quando estava pronto,acabava apagando por não gostar do conteudo mal acabado,então tenho me dedicado a pesquisar mais sobre os temas que coloco no blog.
Sucesso nesta sua nova missão e da-lhe pesquisas.
Saudades e bjos.

 
Às 4 de fevereiro de 2010 20:36 , Blogger Elise disse...

Valeu, Jor! =D

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial