domingo, 27 de março de 2016

Resultados da pesquisa – sim, demorou mas chegou!

Eu fiz uma enquete/pesquisa em maio do ano passado. Minha intenção, naquela época, era deixar a pesquisa aberta por cerca de um mês, daí compilar o kernel os resultados e, a partir daí, começar a implantar algumas melhorias e coisas novas no blog, de acordo com as sugestões dos leitores.

Mas, como eu disse aqui, eu queria ter tempo pra organizar os resultados e me dedicar às ideias sugeridas na pesquisa. O segundo semestre de 2015 foi praticamente todo dedicado à faculdade. E no post passado eu fiz um resumo breve sobre o que aconteceu na minha vida nos últimos três meses, de modo que todo e qualquer projeto relacionado ao blog ficou em segundo, terceiro plano.

Agora é chegada a hora de impulsionar a porra toda é hora de voltar à planilha, juntar tudo o que foi sugerido e traçar planos pro Litt! \o/

Sobre os participantes

Obtive 12 respostas na pesquisa no período entre 09/05/2015 e 14/12/2015. Dez delas são amigos que visitam o blog, uma delas foi anônima e outra foi dada por uma pessoa que só se identificou pelo primeiro nome, de modo que eu não tenho como saber quem foi exatamente…

As respostas

O formulário do Google é lindo. Não só me dá uma planilha com as respostas, como também elabora um relatório com gráficos e respostas dissertativas. Desse modo ficou bem mais fácil entender e apresentar os resultados. Vamos lá.

Do que você gosta mais no Litteraria?

stats_litt1

  1. Pelo jeito vocês gostam das minhas traduções! Smile with tongue out
  2. Quanto às listas malucas, eu vou precisar voltar no blog e dar uma olhada nessas listas. Talvez eu tenha que retomar algumas e reformular outras; ao longo dessa semana vou cuidar disso.
  3. Relatos também parecem fazer sucesso, provavelmente pelo jeito tosco que eu tenho de escrever. Vou mantê-los, então. Smile
  4. Resenhas. Certo. Até hoje eu escrevi a resenha de um livro só (Dragão Vermelho) e palpitei sobre um livro do Rilke. Talvez por isso só duas respostas nesse tópico. Isso vai ser reorganizado calmamente.
  5. Em “Outros” havia uma sugestão a respeito do Libélula. Sobre isso, eu já tenho uma série dedicada a ele; cliquem aqui pra ler a respeito e ter acesso aos quatro zines.

--

O que você acha que poderia melhorar nas postagens?

 stats_litt2

  1. Ok, já entendi. A regularidade é um problema SÉRIO que eu preciso resolver ASAP.
  2. O visual do blog também é um ponto a ser melhorado. Geralmente eu posto texto puro, mas fica meio cansativo, acho. Pelo menos foi o que eu entendi das respostas.
  3. Em “Outros” teve um “Nada” (uau!) e uma sugestão de postagem bimestral. Vou tratar disso mais adiante.
  4. Sério que a linguagem não precisa melhorar? Posso continuar escrevendo do meu jeito retardado! \o/

--

Você acha legal a possibilidade de haver uma coluna "fixa"? Se sim, com qual regularidade?

stats_litt3

Aqui as opiniões ficaram bem divididas. A pessoa que respondeu “Não” justificou dizendo que as postagens devem ser espontâneas, do tipo “posta quando der na telha!”. Curiosamente, a mesma pessoa mencionou a regularidade no item anterior. Deu um nó aqui, viu? Smile with tongue out

De qualquer forma, é possível manter colunas nos períodos que eu marquei acima. Partindo das respostas que foram dadas na segunda parte desse item dá pra organizar bem algumas colunas fixas. Algumas das sugestões já fazem parte do blog (música, por exemplo), mas a regularidade é inexistente. Nesse caso, vai ser preciso uma melhor organização da minha parte.

--

Esses foram os resultados da pesquisa. A parte das sugestões foi feita por escrito, então vou pegar cada uma e ler com atenção pra encaixar com os resultados obtidos.

Agradeço novamente a quem respondeu à pesquisa. Vocês não têm ideia do quanto me ajudaram! <3

4 comentários :

  1. Respostas
    1. Regularidade é a alma da fidelização do leitor. Qualidade é o filtro.

      Excluir
  2. Idem, feliz em ajudar (apesar de eu não lembrar o que eu respondi...)

    ResponderExcluir